Ser criança não significa ter infância

trabalho-infantil

O Título deste post é bem explanado pelo curta-metragem “A invenção da Infância” de Liliana Sulzbach. A obra retrata com simplicidade qual o estado da infância no Brasil, na maioria das vezes usurpada pela miséria e/ou alienação.

O conceito de infância é recente se comparado aos séculos nos quais a criança era considerada apenas um “Adulto em Miniatura”. Mesmo com essa evolução conceitual percebemos o despreparo da sociedade com a faixa etária, por vezes desconhecida e esquecida pelos pais. Afinal o que devem fazer as crianças? Apenas brincar? Estudar? São perguntas comuns aos pais, o medo reside no desenvolvimento desse ser com capacidade subestimada.

O brincar é uma etapa fundamental para a construção da infância.  Como evidenciado anteriormente, a miséria é um entrave se observarmos o número absurdo de crianças que trabalham para complementar renda da família. Tolice pensar que essa situação ocorra apenas na região nordeste, ponto mais agudo. O trabalho infantil está presente em diversas cidades. Quantas vezes mais negaremos a existência das crianças vendendo balas nos semáforos ou trabalhando para o tráfico?

O evidente crescimento desordenado passa pela falência da educação pública e chega aos gabinetes corruptos de um país onde a palavra social virou sinônimo de esmola.

Por quanto tempo assistiremos a esse assalto da infância sem nos mobilizar?

About these ads

5 thoughts on “Ser criança não significa ter infância

  1. Sou assistente social do P.E.T.I. e encontrei a resposta para algumas das minhas frustações neste seu parágrafo muito bem escrito…”O evidente crescimento desordenado passa pela falência da educação pública e chega aos gabinetes corruptos de um país onde a palavra social virou sinônimo de esmola.”

    • Juliana
      Fico muito feliz que a idéia tenha propiciado reflexões. Porém acredito que o problema é bem mais complexo para ser expresso em uma única frase. Me orgulho de ter algumas amigas da mesma área que a sua, pessoas que como nós querem um país melhor!
      Abraço e obrigado pela participação

    • Trabalho em uma escola da educaçao infantil onde esta afirmaçao “ser criança nao signifiac ter infancia” se reafirma todos os dias quando percebemos que infelizmente muitas delas so tem aquele espaço para ter uma infancia, ou melhor ,prar construir uma.Voce lembra de quando era criança?Eu me lembro e era muito bom,hoje tenho historias bem legais para contar aos meus filhos.Deveria ser assim com todos.

  2. infelizmente vivemos nessa triste realidade, onde crianças são obrigadas a trabalharem e perdem seu tempo de aproveitarem a infância….

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s